Nesta quinta-feira, dia 14, o Hospital de Base (HB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto, promove uma campanha com exames gratuitos em mais de 50 pontos da cidade para marcar o Dia Mundial do Rim. O objetivo principal da iniciativa é disseminar informações sobre a prevenção de doenças renais, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Os rins desempenham um papel crucial no sistema urinário, controlando a concentração de substâncias no sangue. Sua função inclui a filtragem do sangue, removendo resíduos tóxicos produzidos pelos tecidos do corpo, além de regular a água e várias outras substâncias. Também são responsáveis pela produção de hormônios que controlam a pressão arterial, o metabolismo ósseo e a produção de glóbulos vermelhos.
A perda da função renal pode desencadear uma série de complicações, incluindo pressão alta, anemia, retenção de água, aumento de ureia, creatinina, potássio e ácidos, entre outros.
"O objetivo da campanha mundial do Dia do Rim é alertar milhões de pessoas que possam ter alguma doença renal sem saber, já que muitas delas evoluem de forma assintomática e silenciosa, manifestando-se apenas em estágios avançados. É fundamental realizar um diagnóstico precoce, com dosagem de creatinina e exames de urina, para garantir o tratamento adequado dessa condição", afirma o Dr. Horácio Ramalho, nefrologista do Hospital de Base e um dos idealizadores da campanha.
Durante a campanha, serão oferecidos exames gratuitos de urina, teste de glicemia e aferição da pressão arterial em diversos pontos da cidade. Essa iniciativa visa não apenas detectar precocemente possíveis problemas renais, mas também conscientizar a população sobre a importância da saúde renal e de hábitos de vida saudáveis.
0 Comentários