Na tarde de segunda-feira (1º), um acidente fatal ceifou a vida do delegado Valter Ananias Costa, de 71 anos, em Fernandópolis, interior de São Paulo. O delegado perdeu o controle de sua viatura em uma curva na vicinal e colidiu contra uma árvore. Infelizmente, ele foi encontrado preso às ferragens por um morador local e veio a óbito no local do acidente. A viatura ficou completamente destruída.
O desfecho trágico do acidente ganha contornos ainda mais lamentáveis devido ao atraso de cerca de 15 minutos no resgate, ocasionado pelo bloqueio da linha férrea por um trem que estava parado na região. As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enfrentaram dificuldades para chegar ao local do acidente devido ao impedimento causado pelo trem.
O coordenador do Samu, Adler Roberto Brito, ressaltou a preocupação com o tempo perdido enquanto as equipes aguardavam a liberação do acesso. Ele destacou que, para os profissionais envolvidos no resgate, cada minuto conta, e o atraso comprometeu a eficácia do atendimento ao delegado Costa.
Em entrevista, o coordenador do Samu expressou sua inquietação diante da situação: "Para nós que estamos indo salvar vidas, é um tempo gigantesco. O tempo parece que dobra, triplica, a gente fica ansioso para aquele atendimento logo. Para nós, ficou prejudicado, pois a gente não sabe o que a equipe poderia fazer até aquele momento [com a vítima]".
A empresa responsável pelo trem, a Rumo, afirmou que a parada do maquinista estava em conformidade com os procedimentos de segurança operacional. Ainda assim, lamentou qualquer transtorno causado e destacou a coincidência infeliz da manobra ocorrer no mesmo horário do acidente.
A prefeitura de Fernandópolis também manifestou pesar pelo ocorrido e solicitou à empresa responsável a transposição imediata da linha férrea para evitar situações similares no futuro.
O delegado Valter Ananias Costa, que iniciou sua carreira na década de 1980, era uma figura respeitada na comunidade e desempenhava funções tanto na Seccional de Fernandópolis quanto na delegacia de São João das Duas Pontes. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Fernandópolis nesta terça-feira (2), às 10h30. A Polícia Civil iniciou uma investigação para esclarecer as circunstâncias do acidente e determinar eventuais responsabilidades.
0 Comentários