O vereador Renato de Vicente (PSD), de São Manoel do Paraná (PR), no noroeste do estado, encontra-se em processo de recuperação após ser mordido por um jumento enquanto caminhava na calçada do Centro da cidade, na manhã do último sábado (2). O incidente foi registrado por câmeras de vigilância locais.
Nas imagens, é possível observar que o animal estava engatado em uma carroça, estacionada junto à calçada por onde Renato passava. Logo após o ataque, o proprietário do jumento chegou ao local e o levou de volta para casa. De acordo com o relato do parlamentar, a mordida resultou em ferimentos no peito. Ele recebeu atendimento médico no hospital local, incluindo uma vacina contra a raiva e medicamentos para alívio da dor.
Com uma população de pouco mais de 2 mil habitantes, São Manoel do Paraná está localizada a 534 quilômetros da capital, Curitiba. Na cidade, não há legislação específica contra o uso de animais para tração. O vereador destaca que seu objetivo é garantir que o incidente sirva de alerta para a importância de considerar a segurança ao transitar nas áreas urbanas onde animais de tração estão presentes.
O bem-estar do jumento envolvido no incidente será monitorado por uma equipe de saúde do município, que ficará atenta a possíveis sinais de doença. O caso ressalta a necessidade de um olhar atento às questões de convivência entre humanos e animais, estimulando a reflexão sobre a regulamentação e conscientização sobre o uso de animais em espaços urbanos.
0 Comentários