Presidente Lula retoma diálogo com setores do agronegócio para discutir demandas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está retomando uma agenda de trabalho voltada para empresários de diversos setores do agronegócio, conforme anunciado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta terça-feira (27). A iniciativa visa permitir que diferentes segmentos tenham acesso direto ao presidente para discutir e apresentar suas demandas.

De acordo com Fávaro, a retomada dessa interação teve início no final do ano passado, quando setores como fruticultura, café e algodão tiveram a oportunidade de se reunir com o presidente para compartilhar suas preocupações e ideias. O ministro destacou que, mais recentemente, o presidente manifestou o interesse em continuar esse diálogo, marcando futuras reuniões na Granja do Torto, com a possibilidade de um momento informal ao final das discussões.

Dentre os setores que já solicitaram audiências estão a fruticultura, em um período positivo economicamente, além dos setores de café e algodão. O presidente Lula, em seu mandato atual, tem mantido uma relação próxima com empresários do agronegócio, inclusive promovendo visitas ao exterior, como a visita à China em 2023, que contou com a participação de aproximadamente 100 empresários brasileiros do setor agropecuário.

Carlos Fávaro ressaltou a boa relação entre o presidente e os empresários do agronegócio, apontando para conquistas como o maior Plano Safra da história e recordes na abertura de mercados em 2023. O ministro defendeu que, apesar de previsões adversas, o governo tem demonstrado resultados positivos para o setor.

Lula, por sua vez, compartilhou nas redes sociais sobre os temas discutidos na reunião, destacando parcerias estratégicas com o continente africano, futuras ações para impulsionar setores da agropecuária e lançamentos do Novo PAC para o agronegócio.

Além disso, o governo planeja lançar o PAC do agro, com obras e projetos específicos para estados como Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Entre as iniciativas, está a criação de uma rede nacional de meteorologia, modernizando estações para lidar com as mudanças climáticas por meio do uso de inteligência artificial.

O ministro também anunciou uma missão comercial na África em abril, como desdobramento da última visita de Lula ao continente. O foco será o fortalecimento das relações comerciais, destacando o caso da Nigéria.

Por fim, Carlos Fávaro mencionou a elaboração de um plano para auxiliar setores do agronegócio a enfrentar desafios na safra atual, como intempéries climáticas e aumento dos custos de produção. Medidas como prorrogação de empréstimos e abertura de linhas de crédito estão sendo estudadas para oferecer suporte aos setores mais impactados.



Postar um comentário

0 Comentários