Número de atendimentos a vítimas de violência sexual no HCM de Rio Preto salta para 109 em 2023

A Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) vai oferecer atendimento psicológico a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. O projeto será em parceria com a Vara da Infância e Juventude, que será responsável por encaminhar os casos – sete já serão repassados aos profissionais da instituição.

O número de atendimento de vítimas de violência sexual no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) saltou de 69 para 109, um aumento de 57%, na comparação entre o primeiro semestre de 2022 com o de 2023. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), as ocorrências de estupro de vulnerável em Rio Preto cresceram de 68 para 103 – aumento de 51%. Inicialmente, serão atendidas pela Famerp sete vítimas, que foram acolhidas pelo projeto “Eu Tenho Voz”, criado pela Vara da Infância e Juventude de Rio Preto para colher denúncias na rede pública de ensino da cidade.

Implantado em novembro de 2022, a pedido do juiz Evandro Pelarin, o projeto consiste em levar uma peça teatral para as escolas públicas, com enredo que incentiva as vítimas a denunciarem a violência sexual sofrida. “As vítimas vão receber uma atenção especializada de profissionais da Famerp para tentativa de diminuição da cicatrizes que marcaram suas vidas como vítimas de abusos sexuais”, diz o magistrado.

Depois de revelarem que foram vítimas de exploração sexual, as crianças são atendida por psicólogos da Vara da Infância e da Juventude. “A maioria é encaminhada para a rede pública de saúde mental, mas os casos mais graves serão entregues à Famerp”, explica a psicóloga judiciária Railda Ferreira Galbiati.

“Essas crianças e adolescentes precisam de atendimento especializado, porque este tipo de violência afeta a saúde mental. Neste ponto é necessária a atuação de profissionais oferecidos pela Famerp”, afirma a psicóloga jurídica.

Diário da Região.



Postar um comentário

0 Comentários