A Vigilância Epidemiológica de Araçatuba realizou um bloqueio contra o sarampo no bairro Concórdia, nesta sexta-feira (2), após a confirmação de um caso da doença em um paciente do município de Santos que estava de férias e veio para a Exposição Agropecuária, realizada no mês passado.
O caso vinha sendo tratado como suspeita, mas foi confirmado nesta quinta-feira (1º). Com a confirmação, foi realizado o bloqueio nas imediações da residência onde o doente estava hospedado.
O bloqueio consiste em aplicar a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, em todos os moradores das proximidades, para evitar a propagação do vírus da doença.
Mesmo os moradores que estavam com a vacina em dia tiveram de tomar uma nova dose. Homens que trabalham em obras de dois empreendimentos localizados na Zona Leste também foram vacinados.
Somente gestantes, pacientes que fazem uso de corticoides, pessoas que possuem HIV e crianças menores de seis meses não tomaram a vacina durante o bloqueio.
SURTO
O sarampo é uma doença altamente contagiosa que estava erradicada no País, mas, desde o ano passado, casos voltaram a aparecer em algumas regiões.
Inicialmente, o surto aconteceu nos estados de Amazonas e Roraima. Agora, foi a vez de São Paulo, que já registrou mais de 600 casos.
Até a última terça-feira (30), Araçatuba não tinha registrado casos da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A cobertura da primeira dose da vacina no município é de 92% e a da segunda, de 81%.
Segundo o município, desde o início de julho foi intensificada a vacinação contra o sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde e em profissionais da área. Crianças maiores de um ano de idade até adultos com 29 anos têm direito a duas doses da vacina e adultos maiores de 30 anos até 59 anos têm direito a uma dose.
SINTOMAS
Os sintomas do sarampo são febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele e manchas brancas na boca, acompanhadas de conjuntivite e/ou tosse e/ou coriza.
Em casos de sintoma, as pessoas devem procurar atendimento médico imediato, independentemente da idade ou situação vacinal
Regional Press
0 Comentários