Multa por uso de celular ao volante aumenta em 80% em Rio Preto-SP





Em Rio Preto, o número de multas para motoristas que usam o celular no trânsito aumentou 81,4%, de janeiro a maio deste ano, em comparação com o ano passado. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Trânsito, nos primeiro cinco meses deste ano foram 4.882 notificações registradas, enquanto que no ano passado foram 2690 autuações.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) classifica como “gravíssima” a infração e a multa aplicada é no valor R$ 282,47, além de sete pontos na carteira de habilitação.

O uso de celulares no trânsito é algo crescente e o surgimento dos smartphones, com aplicativos de comunicação, redes sociais entre outros, potencializou o problema. Uma arquiteta de 26 anos, que pediu par anão ser identificada, foi autuada enquanto mandava uma mensagem de voz. “Aproveitei aqueles segundos parado no semáforo para marcar uma reunião e comunicar a sindica do prédio onde moro sobre um pequeno problema. Nestes poucos segundos, que tentei confirmar um compromisso fui multada”, conta.

Um gerente comercial, de 30 anos, foi multado enquanto falava ao telefone. “Tenho hábito de me policiar e evito ao máximo o celular enquanto estou dirigindo. Porém, estava voltando para casa e recebi uma ligação da empresa. Na pressa, não parei para atender como de costume e fui autuado”, diz. Após ser multado, o gerente afirmou que agora, celular só com o carro parado. “Mexeu no bolso aí já viu. Mal mexia no celular, agora então. Ou estaciono para atender ou deixo ligar e quando chegar ao destino, retorno a ligação”, afirma.

O agente da Guarda Civil Municipal Roger Assis orienta aos motoristas não manusear os aparelhos devido ao grande risco de acidentes. “Quando for necessário usar o aparelho, estacione o veículo e assim use o aparelho com tranquilidade e segurança. Utilizar o celular enquanto se dirigi aumenta em 400% o risco de acidente. Vale lembrar que, quando o motorista esconde o aparelho ao avistar o guarda, ele não está enganando o agente, mas ele mesmo, a vida é única e essa pessoa pode perdê-la e até tirar a vida de outras pessoas”, explica.

Um em cada cinco

Dados do Ministério da Saúde revelaram que 19,3% da população das capitais brasileiras usam o celular enquanto dirigem. Isso significa que de cada cinco pessoas, uma afirmou que comete esse ato. A informação é do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018.

O ministério alertou ainda que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes externas no país. A pesquisa também mostrou que as pessoas com idades entre 25 e 34 anos (25%) e com maior escolaridade (26,1%), com 12 anos de estudo ou mais, são as que mais assumem esse comportamento de risco. Os motoristas com nível superior também são os que mais recebem multas por excesso de velocidade e que associam o consumo de bebida alcoólica e direção.

Postar um comentário

0 Comentários