Uma operação do Ministério Público juntamente com Polícia Civil
desmantelou uma quadrilha responsável pela venda de vagas em cursos de
Medicinas na Universidade Brasil em Fernandópolis e na Fundação
Educacional do Município de Assis (FEMA).
A operação batizada de “Asclépio”, teve início em Presidente
Prudente onde quatro pessoas envolvidas no esquema foram presas. A
organização era responsável pela venda de vagas em cursos de Medicina
nas duas instituições. A polícia chegou a apreender uma quantia em
dinheiro; o valor não foi revelado.
Um terceiro grupo ligado a organização criminosa atuava na
Universidade Brasil em Fernandópolis, onde foi cumpridos mandados de
busca e apreensão de documentos na manhã desta sexta-feira. Alguns
funcionários, além de outras pessoas da cidade foram levados para
prestar depoimento na Delegacia Seccional de Fernandópolis. Ainda não há
informação se estão presas.
O articulador, do que a polícia está chamando de “engenhoso esquema”
de venda de vagas para ingresso em cursos de medicina, “cobrava” entre
R$ 80 mil e R$ 120 mil por vaga – negociados de forma parcelada ou até
mediante permuta de bens e imóveis.
O esquema era dividido em três grupos, todos interligados. O
primeiro comandando pelo cabeça do esquema, coordenava todas as ações. O
segundo capitava os alunos e o terceiro intermediava as vagas na
Universidade Brasil, segundo informou a polícia.
A operação contou com a participação de 350 policiais civis, que
tiveram apoio de policiais de Minas Gerais e promotores do Estado de São
Paulo. Os presos foram levados a Cadeia de Dracena e Lutécia.
Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram após apuração de
denúncia de um eventual esquema de fraude no vestibular para medicina
da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em abril de 2017.
A polícia informou que a direção da unidade descobriu que “terceiras
pessoas” haviam se passado por cinco candidatos e feito as provas.
A Vunesp, organizadora do vestibular, ainda de acordo com a Polícia
Civil, constatou “inconsistências” nas identificações datiloscópicas,
assinaturas nas folhas de respostas e nas imagens captadas dos
candidatos aprovados – em comparação com alunos matriculados no curso.
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