São José do Rio Preto é uma das 35 cidades do Brasil escolhidas pelo Ministério da Saúde para receber o medicamento Truvada, um antirretroviral de pré-exposição ao HIV. Essa é uma nova estratégia de prevenção que será implementada para pessoas não infectadas pelo vírus. No município a medida começa a ser utilizada nesta terça (6).
"Esse medicamento age bloqueando a multiplicação do vírus HIV, caso haja contato com o vírus", explicou a gerente do programa de DST/AIDS, Maria Amélia Zanon.
Inicialmente, o Ministério da Saúde havia encaminhado as medicações para atender seis pacientes de Rio Preto, mas o número foi ampliado para 15, que iniciam o tratamento ainda este mês. A medicação será fornecida mensalmente pelo Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis.
"Eles serão acompanhados mensalmente. Cada vez que vierem buscar o remédio terão de fazer exames de patologia clínica para analisarmos os efeitos da medicação e fazer testes rápidos para o HIV", afirmou.
Os pacientes escolhidos para receberem a medicação se enquadram em critérios definidos pelo Ministério da Saúde, como não ser portador do vírus HIV e ter histórico de vulnerabilidade de doenças como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Casais sorodiscordantes (quando um dos dois possui HIV), profissionais do sexo, transexuais e homens que fazem sexo com homens também poderão receber a medicação.
O preservativo deve continuar sendo utilizado para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis. "O preservativo ainda é a forma mais segura de proteção ao HIV e às outras doenças, inclusive porque a ação do Truvada é exclusivamente para o vírus HIV, e não para outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites virais", finalizou.
Vale ressaltar que em Rio Preto todas as unidades de saúde, inclusive as de média complexidade, possuem insumos de prevenção, que podem ser retirados gratuitamente sem necessidade de identificação do interessado. (Com informações da Prefeitura Municipal De Rio Preto)
0 Comentários