Ter um cachorrinho de estimação nunca esteve tão na moda como agora. Porém, antes de arrumar um novo morador para a casa e aumentar a família, deve-se levar em conta alguns cuidados necessários para o pet escolhido. Raças especiais, raras ou comuns, cada uma delas precisam de atenção quanto às suas necessidades. A especialista Luísa Furlan conta que algumas raças têm pré-disposição a mais complicações de saúde do que outras. “Os cuidados variam muito de acordo com o tamanho do bichinho e das características genéticas que eles carregam com a linhagem. Algumas mais delicadas, que pedem atenção que vão além do banho e tosa”. A médica veterinária ainda citou as raças mais presentes na região e quais os problemas de saúde mais recorrentes.
Golden e Labradores
Por serem de grande porte, é comum aparecer problemas nas articulações, especialmente na área do quadril. É importante focar a alimentação em nutrientes que vá fortalecer e manter a saúde das cartilagens e dos ossos do animal saudáveis.
Yorkshire
Embora seja um animal de estimação pequeno e adaptável que pode viver perfeitamente num apartamento, o Yorkshire também precisa de exercícios e uma atenção especial com a saúde do coração e dos olhos. “Por estarmos em uma região muito quente, com a umidade do ar baixa, os olhos dos Yorkshire podem ficar inflamados. ”
Vira-Latas
Os Vira-latas possuem uma variedade genética maior, o que os torna mais resistentes a doenças. Mas a veterinária alerta sobre a necessidade de se atentar a todas as vacinas e à vermifugação.
Pugs e Buldogues
É comum os Pugs e os Buldogues apresentarem problemas respiratórios, por terem o focinho curto. “Isso dificulta a regulagem da temperatura do corpo desses animais, que nos cachorros é feita pelo nariz. Deve se evitar passeios em horários com a incidência solar forte e manter o animal bastante hidratado”.
Encontro de Pugs promove palestra no Shopping Cidade Norte
O Shopping Cidade Norte vai realizar seu 1º Encontro de Pugs no Centro de Compras. Além de um espaço reservado para os donos e seus bichinhos brincarem, o encontro será importante para tirar dúvidas com outros tutores e com a médica veterinária Luísa, que fala no encontro e dá dicas de cuidados especiais, em especial para a raça. Será no sábado do dia 19 de agosto, a partir das 15h. Os participantes ainda podem ajudar levando ração, que será entregue a ONG Fauna Protetora. Os participantes também vão concorrer a banhos, tosas e mimos para os bichinhos.
0 Comentários