A quatro dias para uma das datas mais significativas do comércio, lojistas já se movimentam para o Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12. Para os comerciantes, a expectativa é que tenha um aumento de até 4% nas vendas e a data é considerada a terceira melhor para o comércio, segundo Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). A primeira é o Natal e a segunda é o Dia das Mães.
“Tínhamos uma expectativa de crescimento de até 4% nas vendas, acompanhando a boa movimentação do Dia das Mães. No entanto, os desdobramentos da crise política agravaram o cenário de incertezas, minando ainda mais a confiança do consumidor”, pondera o vice-presidente da Acirp, Jorge Luis de Souza.
Por se tratar de uma data em que os presentes são mútuos, ainda que as vendas não cresçam significativamente, os empresários seguem confiantes no valor do tíquete médio que deve variar, individualmente, entre R$ 220 e R$ 250.
Já para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Preto (Sincomercio), Ricardo Arroyo, a influência do Dia dos Namorados sobre o desempenho geral do comércio é menor quando comparado ao Dia das Mães, segunda melhor data para o setor, até porque muitos casais preferem celebrar a data em bares, restaurantes, hotéis e motéis, e acabam abrindo mão dos presentes.
“Nossa pesquisa revelou que teremos uma média de 3% de aumento nas vendas. A tendência de compra deverá ficar entre itens de vestuário e calçados; perfumes e cosméticos; e joias e bijuterias, além de bombons e flores. Acreditamos também que o Fundo de Garantia que está sendo liberado está influenciando e muito no resultado das vendas do comércio”.
Campanhas
E para melhorar o saldo de vendas, as campanhas são atrativos para atrair os consumidores. As lojas da região central oferecem brindes, descontos, prêmios, além do sorteio de 30 vales-compra no valor de R$ 500 cada.
E para melhorar o saldo de vendas, as campanhas são atrativos para atrair os consumidores. As lojas da região central oferecem brindes, descontos, prêmios, além do sorteio de 30 vales-compra no valor de R$ 500 cada.
O Praça Shopping, no Calçadão de Rio Preto, presenteia os casais apaixonados com uma garrafa de vinho tinto de 250ml para as compras feitas até o dia 12 de junho a cada R$ 200 em compras.
Além disso, o centro de compras promove o concurso cultural “Um amor para declarar”. Comprando R$ 350, o consumidor concorre a um jantar romântico. Basta tirar uma foto com molduras especiais distribuídas no Praça Shopping e postar a foto no Facebook acompanhada de uma declaração de amor e marcando a página do shopping.
No Plaza Avenida, os casais que optarem por gastar R$250 em compras em suas lojas participam da promoção “Destinos Espetaculares Plaza Dez Anos”. O prêmio será um pacote de viagem para duas pessoas com experiências culturais inclusas para Paris e Londres. O ganhador terá direito a seis noites de hospedagem, passeio noturno à Montmartre, em Paris, e ao Palácio de Versalhes, em Versalhes. Em Londres, visita noturna ao bairro Soho, entre outras atrações.
O Shopping Cidade Norte vai presentear um casal com um jantar romântico e um par de alianças. Para concorrer basta mandar uma mensagem romântica para seu parceiro.
O Shopping Iguatemi vai sortear uma viagem para a Ilha Curação, no Caribe. Serão seis dias com tudo pago em um Resort luxuoso. Para concorrer a esta viagem é preciso adquirir em qualquer loja do shopping de no mínimo R$300.
O Rio Preto Shopping conta com uma programação que contempla exposição de fotos, campanha de troca de cupom fiscal, intervenção e um festival de gastronomia. A cada R$350 em compras o cliente pode levar pra casa um vinho chileno, Los Gatos Pinot Noir de 750 ml.
Dia dos Namorados deve injetar R$ 11,5 bi na economia
Última data comemorativa do primeiro semestre, o Dia dos Namorados de 2017 deve levar 61% dos brasileiros às compras no período. A partir de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em toda as capitais, estima-se que aproximadamente 92 milhões de brasileiros devem presentar alguém neste 12 de Junho, o que deve injetar cerca de 11,5 bilhões de reais na economia.
Ainda que o número de pessoas interessadas em presentear alguém seja alto, a maior parte dos compradores não deve aumentar os gastos na comparação com o ano passado. Apenas 9% desses consumidores disseram que têm a intenção de gastar mais com os presentes. A maior parte (32%) planeja gastar a mesma quantia que em 2016, enquanto 24% pensam em diminuir. Os consumidores indecisos somam 16%.
A principal justificativa para 44% dos entrevistados que vão gastar menos no Dia dos Namorados é uma situação financeira ruim, com orçamento apertado (44%).
Fonte: Jaqueline Barros – Redação jornal DHoje Interior
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