Facebook altera política de dados e privacidade; veja o que mudou

Rede social deixará as regras mais claras a partir de 1º de janeiro de 2015

O Facebook anunciou nos últimos dias para os usuários que a política de uso de dados e cookies iriam mudar a partir de 2015. Em documentos, a empresa explicou como as informações fornecidas pelos próprios internautas são utilizadas pela rede social, e quais as funções do cookies. Confira o que você deve saber sobre esse novo manual

A política de dados engloba todo o sistema de coleta, venda e compartilhamento dos seus dados pelo próprio Facebook, empresas do Facebook e terceiros. Na área dedicada a isso, a rede social explica que coleta as informações dadas pelo próprio usuário, pelos contatos desse usuário, além de dados sobre rede e conexão, localização (pelo GPS) e configuração dos dispositivos móveis – como sistema operacional, versão do hardware, entre outros. Ou seja: o Facebook coleta informações não só sobre o usuário, mas também dos dispositivos que ele utiliza para acessar o site

O Facebook reforça que as informações coletadas são utilizadas somente para beneficiar a experiência de navegação do usuário. Ao saber as suas preferências, por exemplo, ele pode selecionar propagandas, notícias e publicações patrocinadas que possam realmente interessá-lo

Além disso, a empresa afirma que os dados compartilhados com empresas do Facebook ou terceiros não são suficientes para poder identificar o usuário. Eles não “vendem” dados extremamente pessoais, como endereço ou documentos, apenas informações como idade, sexo, gosto musical, locais que frequenta, entre outros

Caso o usuário não aceite essas condições e não deseja que seus dados sejam compartilhados com ninguém, o Facebook afirma que todas as informações referentes ao usuário são apagadas definitivamente assim que o perfil é excluído. Além disso, parte de alguns dados são deletados mesmo com a conta ativa, ou porque não são relevantes, ou porque já foram utilizados para os fins que o Facebook deseja

O Facebook lembra os usuários que ainda tenham dúvidas sobre a utilização de dados que a maneira que eles operam com as informações dos internautas está de acordo com a estrutura da Safe Harbor dos EUA-União Europeia e dos EUA-Suíça

Os cookies do Facebook também passarão por uma repaginação a partir de janeiro de 2015. Cookies são “marcações” que os sites colocam no usuário para poder rastrear a sua navegação na web. Independentemente do navegador, ao entrar no Facebook pela primeira vez, você recebe um “carimbo” e com isso a rede social pode saber que sites você acessa e identificar melhor os seus hábitos online

Um dos principais motivos para o Facebook utilizar cookies com seus usuários é a segurança. Ao “carimbar” o internauta, é possível verificar quando realmente é ele que está tentando acessar a conta, e não um usuário suspeito

Além disso, caso você esteja acessando de um computador compartilhado e com rede aberta, como o de uma lan house, a rede social percebe que não é um ambiente seguro e pode recomendar que você não acesse a sua conta antes de desmarcar a opção “Mantenha-me conectado”

Os cookies são úteis para entender como os usuários utilizam o Facebook e o que eles acessam enquanto navegam na rede social. Essas informações podem ser utilizadas para trazer melhorias ao site e deixá-lo mais completo

Sabe as propagandas que aparecem do lado direito da tela ao navegar no Facebook? Muitas vezes, os anúncios são de produtos ou sites que visitamos recentemente. Isso acontece também por causa dos cookies, que podem personalizar as propagandas para cada usuário

Mesmo com a nova política de dados e os cookies, o Facebook não compartilhará dados pessoais com empresas e terceiros. A nova atualização desenvolveu um manual que possui regras mais claras e transparentes para que os próprios usuários saibam o que o Facebook faz com o seu perfil, e é reforçado nenhuma empresa terá acesso a sua senha, e-mail ou informações verdadeiramente pessoais

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