Ultimas

AO VIVO

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Segunda dose da vacina contra a Covid-19 chega a 60% da população de Rio Preto

 

Com 288 mil moradores completamente imunizados com duas doses ou dose única contra a Covid-19, Rio Preto superou a marca de 60% da população com esquema vacinal completo. De acordo com Michela Dias Barcelos, gerente do Departamento de Imunização de Rio Preto, a meta é imunizar 90% dos moradores da cidade – o índice só não foi atingido com a primeira dose dos adultos por falta de estoque.

Para a Saúde, a imunização é o que derrubou a quantidade de casos de Covid. De acordo com o último boletim, a média móvel de casos está em 35 por dia e a de internações e mortes em quatro e dois, respectivamente – ambos os índices tiveram um aumento em relação à última semana.

“No Brasil, a vacina está conseguindo por enquanto controlar a circulação da Delta. O que segura a disseminação do vírus não é uma vacina, mas a cobertura vacinal. A maior parte das nossas doses é Coronavac e AstraZeneca, só em junho recebemos Pfizer. Estão conseguindo desempenhar seu objetivo principal, que é diminuir casos graves e óbitos”, afirma Michela.

O estoque de segunda dose de AstraZeneca terminou em Rio Preto, por isso quem estava com a aplicação de segunda dose deste imunizante agendada deve aguardar nova remessa.

Rio Preto contabiliza 33.204 faltosos. Grande parte desse número se deve à antecipação da conclusão do esquema vacinal da Pfizer. Quem tomou a primeira dose até 3 de agosto já pode procurar uma unidade de saúde para receber a segunda dose. A vacinação com Coronavac segue normalmente, com 28 dias de intervalo entre a primeira e a segunda.

A vacinação para aplicação de segunda dose das vacinas Coronavac e Pfizer continua nas unidades básicas de saúde e demais equipamentos públicos e no Shopping Cidade Norte, das 8h às 14h.

Também estão sendo aplicadas doses de reforço em idosos acima de 70 anos que tenham concluído o esquema vacinal há pelo menos seis meses e imunossuprimidos que tenham recebido a segunda dose há 28 dias.

A dose adicional também continua sendo aplicada também nas unidades básicas de saúde e equipamentos públicos e no Shopping Cidade Norte, além da Swift, por sistema drive-thru, das 8h às 16h.

(Por: Diário da Região)



O mapa completo pode ser acessado em www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.


Para adultos e adolescentes com idade acima de 12 anos, não há mais doses em estoque para aplicar a primeira dose. Esses públicos estão sendo chamados para receber doses remanescentes. O cadastro pode ser feito em https://www.riopreto.sp.gov.br/vacinacovid/.


Saúde registra quatro óbitos





A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou entre sábado, 25, e segunda-feira, 27, mais 85 casos de Covid e quatro mortes pela doença. Rio Preto contabiliza 97.118 pacientes contaminados desde o início da pandemia e 2.784 óbitos em decorrência da infecção.


Havia nesta segunda 114 pacientes internados com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Desses, 46 tinham Covid-19 confirmada; 21 estavam em enfermaria e 25 em UTI.



A Secretaria de Saúde informou que a partir de sexta-feira, 1º de outubro, a unidade de suporte ventilatório Covid Fraternidade, que contava com 30 leitos de alta complexidade, será fechada para atendimentos respiratórios. Desde esta segunda-feira, 27, a unidade Fraternidade suspendeu o recebimento de pacientes para organizar a transferência e altas dos pacientes que ainda estão em tratamento no local.


Com mais esta desativação, o Pronto Socorro do Santo Antonio continua como referência para atendimento a pacientes moderados ou graves com Covid-19. As mudanças fazem parte do plano de retomada das unidades de saúde para atendimentos regulares. (MG)

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates