O Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo) iniciou na última segunda-feira (12/04/2021), a distribuição de 400 cilindros de oxigênio vazios para 19 municípios paulistas. As cidades de Guapiaçu e Catiguá serão contempladas com 12 recipientes para reposição.
Uma pesquisa realizada pelo Cosems apurou que parte dos municípios está com grande defasagem na quantidade de cilindros disponíveis para a recarga em tempo hábil, o que impacta na manutenção e ampliação de leitos para realização de suporte ventilatório.
Com o agravamento da pandemia, com o crescimento do número de pacientes internados e pela necessidade de mais oxigênio aos contaminados pela nova cepa do coronavírus, o consumo de oxigênio aumentou assustadoramente nas últimas semanas.
Aqui na região da DRS de São José do Rio Preto, as cidades de Aparecida Doeste, Catiguá, Estrela Doeste, Guapiaçu, Indiaporã, Macedônia e Turmalina serão contempladas com os vasilhames. Para Catiguá serão 4 cilindros e Guapiaçu outros 8. Em todo o estado, são 19 municípios que receberão um total de 400 recipientes.
Segundo o Diretor de Saúde de Guapiaçu, Bruno Henrique Ribeiro, os cilindros vêm em uma boa hora e vão evitar que o paciente fique sem oxigênio.
“Esses recipientes facilitam a compra, pois vamos ter como comprar o oxigênio e deixar os cilindros de reserva, fazendo com que, quando terminar o oxigênio de um determinado paciente, nós já realizamos imediatamente a substituição”, explica.
A distribuição dos cilindros começou a ser realizada na última segunda (12/04) e a expectativa é de que sejam entregues nos dois municípios da nossa região até o fim desta semana.
(Por: Gazeta Interior)
Postar um comentário