Ultimas

AO VIVO

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Em Rio Preto, 954 pessoas não retornaram para tomar segunda dose da vacina contra Covid-19


A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou que 954 idosos que se imunizaram com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram para tomar a segunda dose no município.

Segundo a gerente de imunização Michela Barcelos, é importante esclarecer que as pessoas sem a segunda dose não estão necessariamente sem a vacina.

“As unidades estão fazendo um trabalho de busca ativa dessas pessoas. Algumas delas receberam a segunda dose em outro estado ou em outras cidades. 

Outros estão aguardando o intervalo para o restabelecimento de um quadro de dengue ou da própria Covid-19 – a recomendação é aguardar quatro semanas para concluir o esquema de vacinação. Tem também aqueles que desenvolveram outras complicações de saúde e foram a óbito”, explicou.

A gerente de imunização explicou ainda que as Unidades Básicas de Saúde estão trabalhando para esclarecer as dúvidas dos idosos que estão com receios de continuar o esquema de vacinação.

“A imunização é a única ferramenta efetiva de controle da doença. As medidas são importantes, a gente sabe das necessidades do uso de máscara e álcool gel. As vacinas que temos disponíveis no Brasil são de esquema multidoses, ambas precisam de duas doses e a melhor resposta é obtida depois da conclusão do esquema”, orientou.

A Secretaria de Saúde também alerta aos riscos de contágio do novo coronavírus nos casos de esquemas de imunização incompletos.

“As pessoas que receberam a primeira dose e não voltaram para a segunda sem motivo justificável para este atraso estão expostas a essa doença no maior pico de contágio, sendo que poderiam estar mais protegidas. A pessoa deve procurar concluir o esquema o mais brevemente possível, principalmente se esse período já passou do prazo de 28 dias, recomendado pelo laboratório produtor. Nós não sabemos o comportamento da vacina em termos de proteção quando este intervalo é muito longo”, alertou Michela.

“As pessoas precisam entender que quanto mais tempo elas ficarem com o esquema incompleto, já podendo ter tomado a segunda dose, estão expostas a contrair a doença e manter essa cadeia de transmissão”.

Para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, os imunizados com a primeira dose devem procurar um dos pontos de vacinação e as UBSs, das 8h às 18h. Informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Rio Preto: https://www.riopreto.sp.gov.br/.

(Por: Gazeta de Rio Preto)

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates