Ultimas

AO VIVO

quarta-feira, 31 de março de 2021

Secretário descarta Hospital de Campanha e diz que lockdown impediu até 200 internações

 
O Secretário de Saúde Aldênis Borin participou da live organizada no final da tarde de terça-feira (30) pela Prefeitura para anunciar a situação de Rio Preto em relação ao combate do coronavírus.

Dentre vários assuntos discutidos o Hospital de Campanha foi um deles. Aldênis explicou que não é viável montar um Hospital de Campanha na cidade. “A população vive falando de Hospital de Campanha, então vamos montar, mas vocês terão que arrumar aparelhos e gente para trabalhar, porque nós não temos”, ressalta.

Segundo o Secretário, a estrutura de Rio Preto permitiu que mais de 300 leitos fossem montados e fazer um Hospital de Campanha seria um gasto absurdo e desnecessário. “O nosso sistema estrutural dá conta. O que não nos falta são outras estruturas que poderíamos estar usando, porém, não temos RH, não temos profissionais da saúde”.

Aldênis ainda comenta que geralmente os plantões são feitos por seis profissionais, sendo quatro médicos e duas enfermeiras e, atualmente, esses plantões estão sendo feitos por três profissionais. “Eles (trabalhadores da saúde) não aguentam mais. A população acha que montar um Hospital é colocar uma cama e deixar o doente ali. Não é isso. Ele precisa de uma série de equipamentos caríssimos que, inclusive, estão em falta no mercado nacional e internacional”.

Para complementar, o gestor da pasta disse que “Hospital de Campanha é, na verdade, uma cobrança injusta que nós levamos”.

Rio Preto está, até esta terça-feira (30), com 101% das UTI’s ocupadas e 91% dos leitos de enfermaria. São 591 pacientes internados com Covid e somente moradores da cidade. Destes, 253 estão na UTI e 338 na enfermaria.

“Com o lockdown poupamos de 160 a 200 internações e cerca de 50 óbitos que viriam acontecer no futuro”, finaliza o Secretário.

(Por: Dhoje Interior)

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates