Ultimas

AO VIVO

sexta-feira, 19 de março de 2021

Prefeito pede conscientização por alta demanda de oxigênio e falta de vagas: 'Vai começar a morrer gente'


O Prefeito de Pontes Gestal (SP), Esmeraldo Cristiano (PSDB), usou as redes sociais para fazer um desabafo e pedir conscientização aos moradores por conta do agravamento da pandemia de Covid-19.

Segundo Esmeraldo, a empresa que fornece oxigênio para a cidade disse que o produto vai faltar.

“Vai começar a morrer gente. Estou atrás de um ventilador para ver se ameniza. Mas está muito complicado. Gente, vamos ficar em casa. Peço apoio de todos vocês. A equipe da saúde está trabalhando demais”, contou.

Atualmente, três pacientes estão internados em leitos improvisados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e aguardam transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da região, de acordo com a prefeitura.

Por causa do aumento de internações e da alta procura por oxigênio, o médico Hector Ávila de Carvalho contou que profissionais de saúde precisaram se revezar na quinta-feira (18) para manter um dos pacientes em ventilação artificial feita manualmente.

O procedimento é feito para estabilizar o morador até que se calibre, por exemplo, um respirador ou um ventilador mecânico. Contudo, a cidade não possui nenhum dos aparelhos.

“Esse paciente é o mais grave. Precisamos removê-lo o mais rápido possível. Hoje é o quinto dia dele aqui e estamos nos sacrificando entre a equipe. O procedimento é feito manualmente, mas entramos em exaustão. Pedimos a ajuda de Deus neste momento, porque é o único que pode nos ajudar”, diz o médico Hector Ávila de Carvalho.

Além do oxigênio, há possibilidade também da falta de outros insumos. Não é possível precisar quanto tempo o oxigênio vai durar, pois depende, exclusivamente, da quantidade que os pacientes precisarão.

“O oxigênio foi uma das coisas que mais aumentou a procura, principalmente entre pacientes graves. A gente deixa dois deles em alto fluxo. O que usava de cilindro antes, que eram dois na semana, chegamos a usar oito e esta semana nem terminou. Recebemos notícia que infelizmente falte oxigênio, porque está faltando em todo local. É catastrófica a situação e isso está preocupando a gente”, contou Hector.

De acordo com o Prefeito de Pontes Gestal, o departamento de compras está atrás para conseguir mais oxigênio.

“Está complicado. As empresas mesmo falaram que a demanda está muito grande. O município referência para Pontes Gestal é Votuporanga. O prefeito Votuporanga me ligou pedindo um oxigênio”, afirmou.

Por:(G1 Rio Preto e Araçatuba)



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates