Ultimas

AO VIVO

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Rio Preto terá 29 postos de vacinação contra a Covid


A Secretaria de Saúde de Rio Preto divulgou nesta quinta-feira, 14, o Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. A imunização está prevista para começar na próxima quarta-feira, 20, já que o Ministério da Saúde anunciou que as doses devem chegar na terça-feira, 19. O público-alvo inicial são todos os trabalhadores da saúde e idosos. A estimativa é que haja 60.398 idosos, sendo que a vacinação entre eles começará pelos mais velhos, com mais de 75 anos.

Dentre os trabalhadores da saúde - estima-se que haja 21,5 mil em Rio Preto, com base na quantidade que foi imunizada contra gripe em 2020 -, 12 mil serão imunizados dentro dos hospitais; 3 mil serão vacinados em seus locais de trabalho da rede municipal (unidades básicas de saúde e de pronto atendimento, laboratório, dentre outros) e os 7 mil restantes receberão as doses nos postos de vacinação, que serão vários, com o objetivo de evitar aglomerações.

Haverá drive thru, exclusivo para idosos, no Recinto de Exposições, de segunda a sábado. Para idosos e trabalhadores da saúde, foram destinados o ECO Santo Antônio e a Swift, além das 26 UBS, totalizando 29 postos.

Os nove hospitais contarão com postos volantes de vacinação, que ficarão dois dias em média em cada um; os Núcleos da Esperança também serão convertidos em postos e equipes volantes vão até as instituições de longa permanência aplicar as doses nos idosos.

Michela Dias Barcelos, gerente do Departamento de Imunizações, explicou que a vacinação vai ser de forma nominal, ou seja, não será possível "furar fila". "Todas as pessoas identificadas dentro da base de dados do Ministério da Saúde, isso é importante por questões de rastreabilidade", afirmou. As duas vacinas que por enquanto podem ser encaminhadas para Rio Preto são a Coronavac, do Instituto Butantan, e a de Oxford, da Fiocruz. "As duas requerem o esquema multidoses, é necessário que o paciente receba a segunda dose do mesmo laboratório produtor, será necessário agendar, saber qual o lote utilizado." É preciso apresentar o número do cartão do SUS (que pode ser feito em qualquer unidade de saúde ou pelo aplicativo) e do CPF.

Além de trabalhadores da saúde e idosos, foram definidos outros grupos prioritários, como pessoas com deficiência, professores, entre outros. "A intenção é vacinar toda a população no decorrer deste ano, tem as prioridades e elas têm embasamento científico e técnico, que é onde a gente vai ter maior impacto na redução de casos graves e hospitalizações. A campanha tem data para iniciar, mas não para acabar, vamos vacinar no ano todo", ressaltou Michela.

O governo do Estado já mandou insumos, que se somaram aos que Rio Preto já tinha, então o secretário de Saúde, Aldenis Borim, garantiu que por enquanto não há perigo de faltarem itens como agulhas e seringas. Segundo ele, as estratégias na cidade estão sendo traçadas há três meses.

Maurício Lacerda Nogueira, virologista e professor da Famerp responsável pelas pesquisas locais com a Coronavac, explicou que a eficácia é de 50,4%. Para quem desenvolver a doença, a chance é de 49,6% de desenvolver uma doença muito leve ou leve, sem necessidade de internação, pois a eficácia contra os casos graves é de 100%, ou seja, nenhum dos 9 mil voluntários no Brasil morreu ou precisou ser hospitalizado.

"Deve-se salientar a segurança das vacinas, nenhum dos voluntários teve episódio grave de efeito colateral, os únicos descritos foram dor no local da injeção, febre e mal-estar, fenômenos comuns. Temos uma vacina eficaz que pode e vai nos deixar ver a saída dessa pandemia que estamos vivendo", disse o especialista.

Borim reforçou a importância dos imunizantes. "A tecnologia que temos hoje é fundamental para que tivéssemos vacina em um ano, há dez, 20 anos isso não seria possível. A vacina aumentou a idade média da população mundial, é fundamental. Vocês lembram o tanto que se morria de sarampo, de varicela, de paralisia infantil, que debilitava o indivíduo para o resto da vida. Tudo isso mudou."

O médico destacou o impacto que as vacinas, que evitam a hospitalização, trarão para o sistema de saúde diante de um vírus tão agressivo. "O que faz colapsar é o número de internações, que precisam de equipamentos muito sofisticados, se não tiver a gente chama de colapso, não dá para atender o indivíduo adequadamente", ponderou.

Borim ressaltou que é importante que mesmo após tomar as vacinas todos continuem seguindo os protocolos de saúde como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos, pois a pandemia continua e levará vários meses até que todos sejam imunizados.

Vacinação em Rio Preto

Idosos em Rio Preto
Total: 60.398 habitantes
60 a 64 anos: 19.162 moradores
65 a 69 anos: 13.925 moradores
70 a 74 anos: 11.279 moradores
Acima de 75 anos: 16.032 moradores

Regiões da cidade com mais idosos
Região central: 21.393
Região do HB: 9.399

Trabalhadores da saúde em Rio Preto
18.759 mil profissionais (estimativa)
Vacinados em 2020 (contra gripe): 21.550

Outros grupos prioritários (que farão parte das próximas fases)
Pessoas com comorbidades
Profissionais da Educação
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Pessoas com doença severa e permanente
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade
Exigência para vacinação: cartão nacional de saúde

Pontos de vacinação
29 pontos e outros postos e equipes volantes

1- Drive thru
Recinto de Exposições
De segunda a sábado, das 9h às 17h
Restrito a idosos

2- Postos fixos exclusivo para vacinação contra Covid
ECO Santo Antônio
Swift (Represa)
De segunda a sábado, das 8h às 18h
Para idosos e trabalhadores da saúde

3- 26 unidades básicas de saúde
De segunda a sábado - sendo que algumas terão abertura aos fins de semana
Para idosos e trabalhadores da saúde

4- Postos volantes
Postos volantes em 9 hospitais (média 2 dias em cada serviço)
Núcleos da Esperança (Santa Clara, Santa Catarina, Alvorada e Vila Azul)
Equipes volantes para vacinar acamados e pessoas em instituições de longa permanência (ILPI)

Vacinas
O governo federal informou que as doses serão entregues em 19 de janeiro. Já o governo do Estado informou cronograma com início em 25 de janeiro, mas a data pode ser antecipada
A Anvisa está analisando dois pedidos de uso emergencial e deve dar parecer no próximo domingo, 17

Coronavac
Produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Foi testada em 16 centros de pesquisas no Brasil, incluindo Rio Preto
Tem eficácia de 50,4% em casos muito leves, 78% em casos leves e 100% em casos moderados e graves
Apresentou baixo índice de efeitos colaterais e todos eles foram leves - como dor no local de aplicação e febre baixa

Oxford e Astrazeneca
Produzida pela universidade de Oxford, na Inglaterra, e pela empresa Astrazeneca, em parceria com a Fiocruz. Foi testada no Brasil
Tem eficácia média de 70%
Apresentou baixo índice de efeitos colaterais e todos eles foram leves - como dor no local de aplicação e febre baixa

Qual será usada em Rio Preto

Aquela que for disponibilizada pelo Ministério da Saúde e/ou Secretaria de Estado de Saúde


Rio Preto chega a 970 mortes por Covid


A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou três mortes e mais 267 casos de coronavírus nesta quinta-feira, 14. A cidade contabiliza 37.756 ocorrências positivas e 970 óbitos. Dos confirmados, 34.068 já estão recuperados.

Desde o início da pandemia, 151.919 pacientes foram atendidos com estado gripal. Destes, 131.314 (86,4%) foram testados, sendo que 93.558 tiveram resultado negativo.

Dentre os 267 novos casos da Covid em Rio Preto, 239 foram por exame PCR (o do cotonete) e 28 por exame sorológico. A média móvel (soma da quantidade de casos divulgados na última semana dividida por sete) está em 195,28. Há 15 dias, a média móvel era de 162 - o que representa aumento de 20%. No pico da doença, entre julho e agosto, a maior média diária por data de divulgação dos casos foi em 10 de agosto, com 368,14. A média móvel de mortes está em 3,71 atualmente.

O número de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) chegou a 332, sendo que 119 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 213 na enfermaria. Do total de internados, 199 já tiveram o diagnóstico para a Covid confirmado, sendo que 88 estão na UTI e 111 na enfermaria.

No Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto, que abrange 102 cidades, a ocupação das enfermarias estava em 53,6% e das UTI em 69% até quarta - até o fechamento desta página, o índice não havia sido atualizado. Na semana, a variação foi de 11,7%, mais de um ponto percentual por dia. Segundo o Plano São Paulo, que determina a abertura de comércios e outros serviços no Estado, regiões com ocupação de UTI acima de 70% podem ser levadas à fase laranja, a segunda mais restritiva do plano. Até esta sexta, Rio Preto está na amarela e a nova reclassificação deve ocorrer nesta sexta (leia mais na página 4A).

No Hospital de Base, que atende pacientes de Rio Preto e de outras cem cidades da região, o último boletim trouxe a informação de ocupação de 71% de ocupação na UTI (103 dos 145 leitos) e 68,2% em enfermaria (133 dos 195). Um total de 236 internados. No Hospital da Criança e da Maternidade (HCM), são dois internados na UTI e nenhum na enfermaria. A Santa Casa, hospital referência em Rio Preto, tinha 38 dos 50 leitos de UTI ocupados nesta quinta-feira e 44 dos 59 de enfermaria.

Leitos

Departamento Regional de Saúde (DRS) de Rio Preto até 13/1/2021(inclui 102 cidades)

Ocupação de leitos na DRS
Enfermaria: 53,6%
UTI: 69%
80 novas internações em 13/1

Ocupação de leitos no Estado
Enfermaria: 51,8%
UTI: 66,9%

Internações de pacientes de Rio Preto em 13/1
332 pacientes
Enfermaria: 213
UTI: 119

Hospitais de Rio Preto

Hospital de Base (inclui pacientes da região)
Enfermaria (195 vagas): 133 pacientes (68,2% de ocupação)
UTI (145 vagas): 103 pacientes (71% da ocupação)

Hospital da Criança
Enfermaria (30 vagas): 0 pacientes
UTI (14 vagas): 2

Santa Casa
Enfermaria (59 vagas): 38 pacientes (64,4%)
UTI (50 vagas): 44 pacientes (88%)

UPA Jaguaré
UTI (30 vagas): 23 pacientes
Enfermaria (15 vagas): 15 pacientes

Por:(Diario da Região)

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates