Ultimas

AO VIVO

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Produtores rurais da região de Rio Preto fazem 'tratoraço' contra ICMS


Diante da pressão dos produtores, o governador João Doria (PSDB) recuou e determinou, na noite de ontem, o "cancelamento de qualquer alteração de alíquota de ICMS em alimentos, medicamentos e insumos agrícolas"

Produtores rurais da região de Rio Preto fizeram "tratoraços" na manhã desta quinta-feira, 7, contra a lei promulgada pelo governo do Estado de São Paulo que elevou alíquota do imposto em mais de 4% no setor do agronegócio, provocando um impacto em toda a cadeia produtiva. Foram registradas manifestações em Monte Aprazível, Potirendaba e Mendonça. Haverá tratoraço em Ibirá às 17h. Os protestos são apoiados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e contam com a participação de cerca de 100 sindicatos rurais, associações e cooperativas.


Na noite de quarta-feira, 6, no entanto, o governador João Doria (PSDB) recuou diante da pressão do setor agropecuário e determinou o "cancelamento de qualquer alteração de alíquota de ICMS" em alimentos, medicamentos e insumos agrícolas. "Na nossa gestão nada será feito em prejuízo da população mais vulnerável", afirmou o governador.

A Faesp informou que o governo paulista atendeu "parte das reivindicações do agronegócio" com a suspensão do aumentar da cobrança de ICMS para insumos agrícolas. "O governo do Estado atendeu parte das propostas do agronegócio, mas outros pleitos importantes ficaram de fora: energia elétrica, leite pasteurizado e hortifrutigranjeiros, esses dois últimos fundamentais nas cestas básicas", diz o comunicado da Faesp.

Segundo a Faesp, os aumentos no ICMS ainda causam grandes impactos no agronegócio paulista, principalmente para os pequenos produtores rurais, que representam 78% do Estado, e para a sociedade como um todo, acrescentou.

Apesar da suspensão do aumento do ICMS de insumos agrícolas, a entidade decidiu manter o "tratoraço", organizado para esta quinta-feira em cerca de 300 cidades paulistas.






Por:(Diario da Região)

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates