Ultimas

AO VIVO

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Dia de Santo Reis fica sem festas mas terá celebrações isoladas na região


Nesta quarta-feira (6) é comemorado o Dia Santos de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três Reis Magos Baltazar, Gaspar e Melchior levaram presentes ao recém-nascido Jesus Cristo. É nesse dia também que tradicionalmente é desmontada e guardada toda a decoração natalina.

A folia de Reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Em Rio Preto e na região devido a pandemia a tradicional Festa de Reis que costuma reunir milhares de pessoas não será realizada.

Em Rio Preto, Dioraci Rodrigues de Oliveira, da Cia. Luz do Oriente, faz parte de uma família que é exemplo de devoção e fé. Todos anos, no dia 6 de janeiro, reunia mais de 300 pessoas, na Capela Nossa Senhora da Penha e Santos Reis, na rua Doutor Castro Paes, no Eldorado, na Zona Norte, mas esse ano não terá a tradicional festa. “ A Capela estará aberta apenas para visitação e oração para evitar aglomerações”, afirma.

Em Potirendaba, segundo Joaquim Augusto da Silva presidente, da Cia de Reis Centenário, também não será realizada a tradicional festa. “Este ano nós vamos rezar o terço pra Santos Reis mais não vai ser no dia 6, vamos rezar no sábado dia 9 que seria nossa festa às 15h na igreja de Santos Reis”, conta.

A Companhia Centenário de Potirendaba tem 135 anos de tradição e reunia cerca de oito mil pessoas segundo Joaquim.

Ainda em Potirendaba, João Antônio Loureiro que todos os anos realiza a Festa de Reis no bairro Guajuvira que tem 87 anos de tradição, iniciava as visitas em domicílio com a bandeira por 60 dias, fazendo orações, cantorias no mês de setembro para arrecadar as doações e esse ano não será possível fazer essa linda festa.

“Iremos apenas rezar um terço com poucas pessoas. Nossa festa sempre foi representada de muita fartura e muitos fiéis, infelizmente não teremos condições de realizar esse ano”, declara.

Em Mirassol, nesta quarta-feira a igreja de Santos Reis que fica perto do recinto vai preparar um almoço para retirada (drive-thru). Quem está organizando é o padre Geová da Paróquia Santa Rita de Cássia e também alguns moradores da cidade como o Claudemir dos Reis Nogueira, da Cia Divina Luz que já tem 73 anos de história.

 Claudemir conta que a Companhia tem atualmente 20 pessoas e esse ano resolveu fazer a distribuição de marmitex na Capela de Santo Reis no bairro Nossa Senhora. “Iremos distribuir 1500 marmitas das 10h às 15h”, conta.

Além do almoço drive thru também será celebrado um terço na Capela às 19h e transmitida uma live.

Em Monte Aprazível a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que será celebrada uma missa às 19h na igreja de Santos Reis no bairro Glória, com número reduzido de pessoas. Às 6h meditação do terço com grupo Terço dos Homens, às 9h santa missa, ao meio dia meditação do terço e às 19h santa missa solene. A Capela de Santos Reis estará aberta o dia todo para a população.

Por:(Dhoje Interior)

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates