O governador de SP, João Doria, anunciou nesta segunda-feira (7) que a vacinação contra a covid-19, causada pelo novo coronavírus, começará dia 25 de janeiro em todo o estado.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa em que Doria também anunciou o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19.
Essa vacinação será feita em profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à doença, e em pessoas acima de 60 anos, indígenas e quilombolas. Cada indivíduo receberá duas doses, que serão organizadas por meio de escalas entre o fim de janeiro e a primeira quinzena de março.
O governo paulista pretende fazer uma vacinação segura no público-alvo, evitando aglomerações entre as pessoas que se encaixam no público-alvo.
"A vacina será gratuita para todos no sistema público de saúde no Estado de São Paulo. O governo também vai disponibilizar quatro milhões de doses da vacina CoronaVac para outros estados que solicitarem o envio para que consigam ser imunizados", afirmou o governador.
O objetivo é que os estados que solicitarem a vacina possam iniciar a imunização dos seus profissionais de saúde, reconhecendo o sacrifício deles no combate à covid-19.
"Neste momento, a união de todos deve se sobrepor a lutas ideológicas. Não há espaço para negacionismo. Não estamos virando as costas para o Plano Nacional de Imunização, mas precisamos ser mais ágeis e, por isso, estamos nos antecipando. Eu pergunto: por que iniciar a vacinação dos brasileiros em março se podemos fazer isso em janeiro?. Somos todos a favor da vida e todos a favor das vacinas. Cada vida importa", questionou Doria.
A CoronaVac, vacina experimental contra Covid-19 da chinesa Sinovac e a preferida pelo governo paulista, induziu uma rápida resposta imune, mas o nível de anticorpos produzidos foi menor do que o visto em pessoas que se recuperaram da doença, mostraram dados preliminares dos testes clínicos com a vacina.
Por:(Sbt Interior)
Postar um comentário