Ultimas

AO VIVO

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Projeto de arborização: Calçadão de Rio Preto receberá 121 árvores entre nativas e exóticas

 



A Prefeitura concluiu a elaboração do projeto de arborização do Calçadão de  Rio Preto. O Plano de transformação planejada para arborização do Calçadão é a última etapa da revitalização do centro, e prevê a ampliação da arborização urbana da região, com o plantio de 121 árvores. 

Um estudo realizado por técnicos da Prefeitura, planejou a distribuição das novas árvores em todo o quadrilátero central, compreendendo as ruas Bernardino de Campos, General Glicério, Tiradentes e Siqueira Campos. Para a elaboração do projeto técnico, engenheiros agrônomos, civis,  arquitetos e biólogos levaram em consideração, diversos aspectos para locar as árvores, como presença de fiação aérea e subterrânea, iluminação pública, postes, recuos e acessibilidade. 

Calçadão florido

Serão plantadas espécies exóticas e nativas da região, de porte pequeno e grande, com predomínio de árvore com floração abundante: 23 escova-de-garrafa (Callistemon rigidus), 36 lofantera amazônica (Lophanthera lactescens), 16 pau-cigarra (Senna multijuga), 32 pau-cigarra folha fina (Senna multijuga - subsp. multijuga var. verrucosa), 10 pau-mulato (Calycophyllum spruceanum) e quatro resedá-anã (Lagerstroemia-indica). Das seis espécies, quatro são nativas e duas exóticas; 94 árvores plantadas serão de espécies nativas e apenas 27 exóticas.

Serão adquiridas para o plantio, mudas já bastante desenvolvidas com altura de 2m a 2,5m, visando um crescimento mais rápido. Todos os plantios serão feitos em espaços planejados para o desenvolvimento adequado da planta, garantindo área de absorção de água e evitando que o crescimento das raízes danifiquem o piso e/ou calçamento de concreto. 

Corredor arbóreo

A lateral da Catedral, por exemplo, vai ganhar um corredor arbóreo que além de trazer sombra e melhorar o microclima, vai embelezar o centro com cores durante as floradas. 

Bolsões para os plantios também foram planejados entre vagas de estacionamentos, para compor a nova paisagem que deve receber também novos equipamentos urbanos modernos como bancos, lixeiras e bicicletários. 

Plantio realizado

O Plano de transformação planejada para arborização do Calçadão já teve início com uma primeira etapa de plantios, em setembro. As praças Rui Barbosa e Dom José Marcondes receberam 31 mudas de árvores, sendo estas: ipês rosas e amarelos, cássia rosa e pau-formiga com o intuito de se formar ali uma "pulmão verde" e amenizar os efeitos da ilha de calor, que se forma na região central da cidade. Novas mudas ainda serão plantadas também nas praças.

 

Por Gazeta de Rio Preto

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates