Ultimas

AO VIVO

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Prefeito João Dado censura órgão de imprensa em Votuporanga


O jornal A Cidade, de Votuporanga, publicou hoje uma nota de "repúdio a uma medida arbitrária-uma resposta ao prefeito" João Dado, que segundo o veículo de imprensa, teria proibido assessores de fornecerem informações sobre a Prefeitura ao jornal.

Confira a nota do A Cidade na íntegra:

"Nunca, em seus 35 anos de história, o jornal A Cidade se deparou com uma decisão tão autoritária, retrógrada e arbitrária como a comunicada pela responsável da assessoria de comunicação da Prefeitura de Votuporanga, a jornalista Lara Rodrigues, segundo ela, por ordem de seus superiores.

Em pleno século 21, no auge da democratização da informação e com leis que garantem seu acesso irrestrito, por todo e qualquer cidadão, o prefeito João Dado determinou, segundo sua assessora, que nenhum pedido de informação solicitado pelo Grupo Cidade de Comunicação (Rádio Cidade FM e Jornal A Cidade) seja respondido.

O chefe do Executivo, determina a sua assessoria, uma autêntica “ditadura da informação” para este órgão de imprensa. A postura do prefeito representa uma afronta à liberdade de expressão e ao direito da população em ter acesso às informações sobre a gestão municipal, e as ter por fontes diversas, possibilitando a formação de opinião.

O que ele e assessoria não entendem, ou simplesmente ignoram, é que ao não atender as demandas da imprensa, o prefeito não está deixando de prestar esclarecimentos simplesmente ao jornal, mas sim à população de Votuporanga e região. A medida pode comprometer até mesmo a transparência da administração municipal. Trata-se de autoritarismo expresso que não combina com os deveres de governantes eleitos em regras democráticas, regidas pelo principio fundamental da impessoalidade.

O objetivo do A Cidade ao solicitar esclarecimentos ao governo municipal é avaliar informações apuradas sobre a gestão pública, muitas delas oriundas da própria população que questiona o serviço público. Cabe ao jornal e a rádio dar espaço ao contraditório, como determinam os princípios do bom jornalismo.

Por:(região noroeste)

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates