Ultimas

AO VIVO

terça-feira, 23 de abril de 2019

Escolas municipais de Araçatuba ganham sistema de segurança com alarme e câmeras de monitoramento




As 64 escolas de ensino regular e as outras 3 de contraturno e supletivo da rede municipal de ensino de Araçatuba começam a receber, nos próximos dias, a implantação de sistema de segurança com alarme e câmeras de monitoramento. O investimento é de R$ 1.032.000,00. A previsão é que em sete meses a instalação esteja concluída.
A Prefeitura assinou nesta segunda-feira (22) a ordem de serviço autorizando a empresa Alerta Sistemas de Tecnologia e Soluções Eireli – ME, de Palhoça/SC, vencedora da licitação, a iniciar a instalação dos equipamentos nas unidades escolares.
O sistema será instalado em todas as unidades escolares, sendo 64 de ensino regular, dois Centros Municipais de Formação Integral da Criança e do Adolescente (Cemficas) e um supletivo, além de quatro prédios administrativos da Secretaria Municipal de Educação, como a sua sede, o setor do transporte, do almoxarifado e o Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar (Caema).
GUARDA
Os equipamentos de segurança foram adquiridos pelo município. Todo o sistema será interligado à base da Guarda Municipal, que fará o monitoramento por meio de sua central. “É uma tecnologia de ponta. Se houver um disparo, a Guarda vai saber de onde vem, pois terá acesso às imagens e poderá tomar as decisões cabíveis”, afirma Bruno Correia, engenheiro elétrico da Alerta Sistemas.
A instalação, segundo a Prefeitura, deverá ocorrer em, no mínimo, dez escolas por mês. Por isso, a previsão é de que em sete meses todas as escolas já estejam com os equipamentos de segurança, que incluem alarmes, censores, câmeras e gravadores de imagens.
“Isso dará grande segurança tanto para os alunos quanto para o patrimônio escolar nos períodos em que não estiver ocorrendo aula”, afirma a secretária municipal de Educação, Silvana de Sousa e Souza.
LEI
A lei que obriga a implantação de sistema de monitoramento por câmeras nas escolas da rede municipal é de autoria do vereador Denilson Pichitelli (PSL) e foi sancionada pelo prefeito Dilador Borges (PSDB) em junho do ano passado.
De acordo com a lei, é obrigatória a instalação das câmeras de segurança nas dependências e cercanias das escolas, para garantir as gravações das imagens, que deverão ficar arquivadas por 15 dias, pelo menos.
As escolas municipais de Araçatuba já foram alvo de bandidos e da ação de vândalos várias vezes, o que motivou a apresentação do projeto pelo vereador.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates