Ultimas

AO VIVO

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Saiba como fazer sua própria horta em casa usando pequenos recipientes



Montar uma horta em casa não é tarefa difícil. Um vaso, garrafa pet, latinha e até mesmo caixinha de leite são suficientes para começar a plantar e colher alimentos e temperos fresquinhos. No entanto, é importante ficar atento na hora de escolher a terra e o adubo.


Com as dicas de especialistas e algumas horas de sol por dia, é possível conseguir bons alimentos e temperos sem precisar sair de casa.


"É importante que seja uma terra bem equilibrada, rica em matéria orgânica e cheia de vida. Quanto mais naturais forem os adubos, como composto orgânico e húmus de minhoca, melhor", explicam os professores de paisagismo Márcio Meiken e Luciane Watanabe Lourenço, de Sorocaba (SP).



Luciane Hiromi ressalta que é importante usar uma terra bem equilibrada para a horta (Foto: Senac/Divulgação)


Segundo os professores, pode-se plantar em diversos recipientes e não existe espaço mínimo para o cultivo, mas, caso não haja uma área para formação de canteiros no solo, uma garrafa pet ou uma caixa de leite vazia são suficientes.


"Também há a alternativa de utilizar jardineiras, vasos ou qualquer outro recipiente que tenha uma boa drenagem e seja colocado em local com boa iluminação natural", ressaltam.


Outra questão a ser levada em conta é se o plantio será a partir de sementes ou mudas. Sobre isso, Márcio e Luciane afirmam que nem sempre é bom começar uma horta com sementes, pois, ao utilizar mudas, é possível otimizar o processo e evitar o desperdício.







Márcio Meiken ressalta que nem sempre é bom começar uma horta com sementes (Foto: Senac/Divulgação)


Já a rega deve ser realizada de acordo com a espécie. "Vai depender do que está sendo cultivado. Existem plantas que demandam regas diárias, já para outras uma vez por semana é o bastante, por isso é preciso conhecer as espécies presentes na horta", ensinam Márcio e Luciane.


Confira um passo a passo para fazer sua própria horta:



Comece escolhendo quais plantas você mais aprecia durante as refeições;
Em seguida, escolha o recipiente onde será feito o cultivo. Caso ele não tenha furos, é necessário fazer alguns;
O próximo passo é criar o sistema de drenagem e isso pode ser feito utilizando argila expandida;
Insira no recipiente a terra e o adubo;
Basta colocar as mudas selecionadas.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates