Ultimas

AO VIVO

domingo, 6 de agosto de 2017

Rio Preto recebe festival inédito de arte e tecnologia


Rio Preto será palco neste mês de um festival inédito na região, reunindo artistas e coletivos que estabelecem o diálogo entre corpo e tecnologia nas suas criações. Trata-se do Perfídia (Festival de Performance e Novas Mídias), será realizado entre os dias 10 e 13 de agosto, em diferentes espaços.A programação da primeira edição do Perfídia, concebida a partir de curadoria feita pelos artistas Luciana Ramin e Otávio Oscar, envolve 15 apresentações, três palestras, três oficinas e 11 videoperformances. São 35 artistas e coletivos de vários Estados brasileiros e um artista do Equador.
O Perfídia envolve atividades no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, Praça Cacilda Becker, Casa de Cultura Dinorath do Valle, Praça Dom José Marcondes, Sesc Rio Preto, Parque da Represa, Centro Cultural Vasco e BarteliêGastrô. Toda a programação é gratuita, aberta ao público, exceto as noites no Barteliê, que vai abrigar a festa de abertura, com performances de DJs e VJs, e o #cabaréPerfídia, que contará com a presença do coletivo Animalia, agitadores da cena noturna da cidade de São Paulo.
Entre os destaques da programação estão as projeções do VJ Spetto, pioneiro no Brasil e especialista em videomapping, criador da videoarte da cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
A ExCompanhia de Teatro traz para o PERFÍDIA o espetáculo sensorial Frequência Ausente 19Hz, que convida o público para uma experiência imersiva através de smartphones, áudio 3D e imagens digitais, explorando as potências únicas do site specific, em que a obra é adaptada ao contexto urbano de Rio Preto. Artista internacional do Perfídia, o equatoriano Gabriel Arroyo Galhardo traz para o festival a instalação performática METHAGONIA, um experimento que reflete sobre o corpo como uma interface de interações com o espaço, a presença e as tecnologias do erro. O artista fará também uma oficina de criação de dispositivos sonoro-visuais através de circuitbending.
Atividades formativas
As atividades formativas da primeira edição do Perfídia vão permitir aos artistas da região e ao público interessado o contato com processos criativos que abraçam a pesquisa sobre performance, tecnologias e novas mídias na composição de seus trabalhos. Intitulado #perfídiaLAB, o módulo formativo do festival envolve três palestras e três oficinas, todas elas com participação gratuita. Para participar não é necessário inscrição prévia, mas quem quiser reservar sua vaga pode enviar e-mail com o assunto “Reserva #perfídiaLAB” para o endereço festivalperfidia@gmail.com, com nome da oficina, nome completo e idade.
O festival também se configura como uma plataforma de criação coletiva. A abertura do festival será marcada pela apresentação do espetáculo Euterpe, um recital de piano aliado à projeção de vídeo e à dança. O Perfídia - Festival de Performance e Novas Mídias é uma realização do coletivo Agrupamento Andar7 e conta com conta com patrocínio da CAIXA, através do Programa Caixa de Apoio de Festivais, além das parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura de de Rio Preto, do Centro Cultural Vasco e do BarteliêGastrô. 
Por Da Redação em 03/08/2017 às 23:59

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates