Ultimas

AO VIVO

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Execução de condenado nos EUA é suspensa diante de nova evidência de DNA Defesa alega que uma nova perícia feita em arma indica DNA de outra pessoa.



O governador do estado de Missouri suspendeu no último momento uma execução de um homem que estava programada para essa terça-feira (22). Seus advogados alegaram que uma nova prova de DNA o inocentaria de um assassinato cometido em 1998.


O governador Eric Greitens suspendeu a execução de Marcellus Williams, de 48 anos, que foi condenado por esfaquear mais de 40 vezes uma mulher enquanto roubava a residência da vítima, no estado de Missouri.


Sua execução estava prevista para as 20h de Brasília, por injeção letal.


Sua defesa alega que em uma nova perícia feita na arma utilizada para cometer o assassinato foi encontrado o DNA de outra pessoa que não o de Williams. As provas de DNA não estavam disponíveis na época do julgamento.


"A evidência de DNA neste caso apresenta uma informação realmente convincente (...) de que Marcellus Williams é inocente do crime", escreveu o seu advogado Kent Gibson à Corte na segunda-feira (22).


"Para aplicar a pena de morte, o povo de Missouri deve ter certeza do critério de culpabilidade", comunicou o governador.


Os procuradores do estado afirmam que há provas suficientes para assegurar a culpabilidade de Williams, incluindo os objetos pessoais da vítima encontrados no veículo do condenado, além da existência de duas testemunhas que declararam que Williams confessou o assassinato.


Gipson havia requisitado à Suprema Corte dos Estados Unidos a suspensão da execução até que a nova evidência seja completamente comprovada, ainda que o Tribunal Superior de Missouri tenha negado na semana anterior uma solicitação similar.


Um grupo de opositores pretendia protestar contra a pena de morte nesta terça-feira em vários locais do estado americano. Argumentam que a raça foi um fator determinante na condenação de Williams, que é negro.


Uma petição online na qual pede-se que o governador impeça a execução, e que já contava com mais de 187 mil assinaturas, foi entregue ao escritório do governo do estado nesta terça-feira.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates