Ultimas

AO VIVO

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Desemprego atinge 13,3% no país, segundo IBGE


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 30, o índice de desemprego no país. Os dados apontam que no trimestre, encerrado em maio, a taxa de desemprego ficou em 13,3%, considerada estável pelos especialistas. Mesmo um pouco mais positiva, esta foi a maior taxa de desocupação para um trimestre encerrado em maio desde o início da série da pesquisa, em 2012. Na comparação com o trimestre encerrado em maio de 2016, no entanto, houve um aumento de 2,1 pontos percentuais, já que naquela ocasião a taxa havia sido de 11,2%.
Para o economista Roosevelt Bormann Filho, aquela expectativa de que melhorias na economia poderiam acontecer neste ano, já não existe mais. Segundo ele, esse é um momento de indefinição. “Ninguém sabe o que vai acontecer. Não temos expectativa de consumo. As pessoas não têm comprado e os setores da indústria e do comércio, por exemplo, – tirando a agricultura – não têm investido. Para esse ano, a porcentagem de melhoria será quase que insignificante.”
Já para o interior do Estado de São Paulo, as notícias são mais positivas. Em Rio Preto, de acordo com dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), o número de admissões superou o de demissões. Foram 5.315 contra 4.447, uma variação de 868 novas vagas de trabalho na cidade. Já no acumulado dos 12 meses, a variação ainda é negativa. Houve queda de 1,5 mil postos de trabalho.
O economista afirma que o setor de agricultura é o que salvou a cidade. “O interior vem sendo impulsionado pela agricultura. Os demais setores estão andando para trás. As expectativas devem continuar positivas, mas não vão melhorar o quadro.”

Por Luna Kfouri

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Acontece em Foco
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates