A Câmara de vereadores de Bady Bassitt aprovou, na semana passada, a lei municipal nº 2497, que proíbe na cidade o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido.
A proposta criada pelo prefeito Tobardini (PSDB) foi apresentada após uma série de reclamações a respeito da utilização deste tipo de pirotecnia, devido à poluição sonora e às reações provocadas em animais domésticos, que podem chegar a ter até consequências mais graves em decorrência do barulho provocado.
No legislativo, todos os vereadores aprovaram a lei, que prevê, a partir de então, multa de 100 UFESPs (aproximadamente R$ 2700,00 atualmente) para pessoas físicas e de 500 UFESPs (cerca de R$13.500,00 atualmente) em caso de pessoa jurídica que soltar fogos de artifício no município.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Adalmur Imada, o Patão (MDB), trata-se de uma iniciativa importante, que coíbe os fogos no município. “É uma prática ultrapassada que deve ser fiscalizada com rigor a partir de agora”, afirma.
O Prefeito Tobardini diz que essa é uma antiga demanda da população e que a fiscalização será rigorosa. "Há muito tempo discutíamos sobre a importância da aprovação desta lei, é uma antigo pedido da maioria dos moradores de nossa cidade. Agora vamos trabalhar na fiscalização e na autuação de quem descumprir a lei".
Está proibida na cidade a utilização de fogos de estampido, morteiros, foguetes e baterias, que causam poluição sonora. No entanto, não estão proibidos efeitos pirotécnicos visuais sem estampido.
(Com informações da Prefeitura de Bady Bassitt)
0 Comentários