Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: veja perguntas e respostas
O navio, com 609 pessoas a bordo, está isolado no Porto do Recife desde a quinta-feira (12), quando um passageiro de 78 anos ser socorrido com sintomas de Covid-19. No mesmo dia, foram confirmados os dois primeiros casos da doença em Pernambuco. Os pacientes são um casal que viajou recentemente para a Itália.
De acordo com a SES, a segunda pessoa passou mal nesta sexta-feira (13). Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde privada, responsável por fazer a coleta do material para as análises laboratoriais.
Por solicitação dos responsáveis pela embarcação, o nome, sexo, idade e nacionalidade da pessoa socorrida não foram divulgados pelo governo. Em nota, a SES informou que a fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras é de total responsabilidade sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que tem prestado "todo o apoio técnico necessário e monitorado a situação".
Medidas sobre navio retido
Nesta sexta-feira (13), o governo de Pernambuco decidiu avaliar, junto à Anvisa, os procedimentos de embarques e desembarques no Porto do Recife. Um Comitê de Operações de Emergência foi criado devido à confirmação de dois casos da doença em Pernambuco (veja vídeo acima).
Após ser acionada, a Anvisa não permitiu a saída de passageiros e tripulantes da embarcação, mas isso não quer dizer que há determinação de quarentena.
Por:(G1)
0 Comentários