Campanha arrecada 18,8 milhões de lacres de latas de alumínio e troca por 53 cadeiras de rodas





Uma campanha tem ajudado a devolver mobilidade para quem não consegue andar ou tem dificuldades para caminhar em Campinas (SP). Com a arrecadação de 18,8 milhões de lacres de latas de alumínio, 53 cadeiras de rodas foram entregues para 40 entidades assistenciais desde 2015.

Para que uma cadeira seja doada, são necessárias 140 garrafas pet com 2,5 mil lacres cada. A junção desses pequenos pedaços de metal transformou a vida do aposentado Orlando da Silva, que perdeu o movimento das pernas em virtude de um acidente vascular cerebral.

"Essa cadeira veio na hora certa, porque eu não tinha condições", conta.

A campanha ganhou força na cidade após uma operadora de plano de saúde aderir à ideia. Sempre que o volume de lacres arrecadados totaliza 140 garrafas pet, a operadora faz a venda do lote e adquire uma nova cadeira.

Qualidade de vida


As cadeiras doadas permitem que, por meio do ganho de mobilidade, as pessoas afetadas pela perda dos movimentos das pernas tenham mais qualidade de vida. Após sofrer um acidente vascular cerebral, Bernair Aragão não pode mais caminhar e viu nos lacres a esperança do movimento.


"Eu agradeço à Deus, agradeço à cadeira de rodas e agradeço também a quem forneceu".


No Lar Alice de Oliveira, que realiza acompanhamento institucional de idosos, duas cadeiras foram entregues para pessoas que sofriam com a falta de mobilidade. Segundo a coordenadora técnica da instituição, Alessandra Alves Bueno, 15 idosos são usuários do equipamento atualmente.


"A gente oferta oficinas então, de repente, ele está aqui em um espaço de refeitório e quer ir para o salão que executa oficina. Ele mesmo, tendo a mobilidade, se locomove. Isso é rico", diz ao mencionar que o resultado da troca dos pedaços de metal é motivo de felicidade para os idosos.


POR:(G1)

Postar um comentário

0 Comentários