Cabeleireira passa a arrecadar mechas para confecção de perucas a pacientes com câncer: 'Felicidade e satisfação'


Com amor e solidariedade, uma cabeleireira de Angatuba (SP) tem proporcionado confiança e autoestima às mulheres que lutam contra o câncer.


Isabel Cecília Affonso Bortotti fez uma campanha para oferecer corte e escova de graça em troca das mechas dos cabelos das clientes. O objetivo foi confeccionar perucas para emprestar às pacientes que passam por sessões de quimioterapia e radioterapia.


"Mais de 40 pessoas se comoveram com a campanha e os fios doados foram usados na confecção de dez perucas. O valor foi pago com a ajuda de amigos", conta Isabel ao G1.


Ela teve a ideia de executar o projeto depois que uma amiga diagnosticada com câncer foi ao salão para raspar a cabeça.


“No momento em que eu raspava o cabelo, percebi a tristeza e o desespero no olhar dela. Para nós, mulheres, o cabelo é a autoestima. Naquele dia vi que eu, como cabeleireira, poderia ajudar outras pessoas na mesma situação”, explica.


A pequena Ana Laura da Silva Aguiar, de 11 anos, afirma que tem muito carinho pelo cabelo, mas decidiu cortar e doar a mecha após Isabel comentar sobre o projeto.


"Fiquei com vontade de ajudar com meu cabelo, pois estava enorme. Minha mãe no começo não concordava, mas fiquei com aquilo na cabeça e até sonhei que doava o cabelo. Doei e fiquei feliz em ajudar alguém que estava passando por um momento triste.”


As perucas foram confeccionadas por um ateliê de São Paulo (SP) e o valor cobrado pela dona do ateliê foi menor, pois ela se comoveu com o projeto.


"A Isabel confiou em mim e me mandou os cabelos que ela havia arrecadado no salão. As perucas normalmente são extremamente caras para comprar e não são todos que têm acesso a elas.


As pessoas que doaram foram o grande pontapé para o projeto se concretizar e ter alguém como ela por trás disso é maravilhoso", diz Leoneide Vieira Pereira, dona do ateliê.


A mãe de Luiz Fernando Vieira, Rosalina de Jesus Vieira, de 74 anos, foi diagnosticada com câncer e, para ele, o projeto foi fundamental para que ela permanecesse com o sorriso no rosto.


“Eu acompanhei minha mãe durante todo o diagnóstico e tratamento da doença. No caso dela, a quimioterapia começou a causar a queda dos cabelos logo na segunda sessão. Receber esse benefício foi um incentivo para continuar o tratamento e não abandonar a rotina diária”, conta.


“A peruca que a Bel arrumou para nós elevou a autoestima da minha mãe. Antes da peruca ela estava triste, acanhada, usava um lencinho, mas não estava feliz. A peruca foi tão boa quanto o próprio cabelo natural dela. Espero do fundo do coração que o projeto vá para a frente e ajude mais mulheres de toda a região.

"Para Isabel, ver a satisfação e ajudar outras mulheres não tem preço. “É difícil descrever em palavras o sentimento que fica no coração. É muita felicidade e satisfação poder realizar um projeto que ajude na autoestima e confiança de outras mulheres", conta.


“A importância de ajudar outras mulheres é entender o quão necessário é se colocar no lugar do próximo. Estou ajudando crianças, mães e senhoras. É importante demais proporcionar o sorriso no rosto de outra mulher."

POR:(G1)                 
                                                   










Postar um comentário

0 Comentários