Após ser escoltado para ir a exposição, marceneiro leva prêmio de carro mais exótico com Fusca de madeira



Os 12 meses dedicados para construir um Fusca revestido de madeira surtiram mais efeito do que criador do projeto foi capaz de imaginar. Além de realizar o sonho pessoal e ver a invenção viralizar nas redes sociais, o marceneiro Luís Antônio dos Santos, de 53 anos, participou do primeiro encontro de antigos e levou para casa o prêmio do veículo mais exótico.


Luís afirma que o troféu foi conquistado durante a exposição ‘De Volta ao Passado’, evento realizado neste fim de semana, em Santa Fé do Sul (SP). Como o Fusca de madeira conversível ainda não possuí autorização dos órgãos competentes para trefegar em ruas município, o marceneiro chegou à Praça Salles Filho escoltado pela Guarda Civil.



“Esse foi o primeiro encontro que participei e a primeira vez que saí com o Fusca de madeira da minha propriedade. No ano passado, quando evento foi realizado, eu estava começando meu projeto. Então, foi muito legal. A primeira vez que participei já ganhei, ainda mais com uma invenção minha”, diz o marceneiro.


Fusca de madeira é escoltado pela Guarda Municipal para participar de exposição no interior de SP — Foto: Arquivo Pessoal


Luís conta também que diversos motoristas, inclusive de outras regiões do Brasil, participaram do evento, que chegou a sua 17ª edição neste ano. Além da categoria vencida pelo marceneiro, também teve outras como, por exemplo, a do veículo mais antigo e aquele que percorreu a maior distância.



“Tinham muitos carros exóticos, inclusive, alguns que também tinham sido feitos à mão. E o meu estava no meio. O pessoal da cidade já conhecia, mas os turistas gostaram bastante. Tivemos até que cercá-lo porque muitas pessoas queriam entrar. Teve uma repercussão muito boa”, conta o marceneiro.


Fusca de madeira ganhou a categoria de carro mais exótico em Santa Fé do Sul — Foto: Arquivo Pessoal


Ainda colhendo os frutos da primeira invenção, Luís alega que já começou a construir peças que, futuramente, serão instaladas em uma carruagem de madeira, veículo com o qual pretende participar do encontro do ano que vem.


“Está bem no começo ainda, só construí as rodas, mas, no ano que vem, quero trazer a carruagem de madeira também. Ela vai ser puxada por cavalos”, afirma Luís.



Marceneiro está construindo uma carruagem de madeira — Foto: Arquivo Pessoal




Criatividade




Luís demorou cerca de um ano para finalizar o projeto, que nasceu de um sonho que perdurava desde a infância. Para realizá-lo, o marceneiro utilizou o chassi de um Fusca. O veículo foi um pagamento de um serviço que realizou para uma prima.


“Minha ideia, no começo, era fazê-lo inteiro de madeira. Mas, se eu fizesse, não conseguiria regularizá-lo, porque não teria documento. Então, eu usei o chassi para ter o documento de um carro. O modelo foi o que mais deu certo no projeto que pensei”, afirma o marceneiro.


Luís construiu o carro a partir do chassi do fusca que trocou com uma prima — Foto: Reprodução/TV TEM



Assim que o Fusca chegou na propriedade, Luís começou a desmontar a lataria e deu início ao processo de construção. Como em um quebra cabeça, ele passou a fabricar peça por peça e a encaixá-las até chegar ao produto final.


“Eu media, desenhava, cortava as pranchas de madeira e revestia o chassi do Fusca. Como eu já tinha feito os cálculos e os desenhos, fui fazendo devagar”, diz Luís.


Detalhes do fusca conversível construído por marceneiro em Santa Fé do Sul — Foto: Reprodução/TV TEM

(G1)

Postar um comentário

0 Comentários