Parte
essencial dos cuidados necessários para estender a vida útil do
automóvel é ficar atento ao estado de conservação de seus componentes
básicos, procurando, sempre, entender como os produtos certos atuam e
asseguram o funcionamento pleno do motor e dos sistemas hidráulicos e
elétricos, por exemplo. Nesse sentido, vale lembrar que a troca de óleo
regular é um dos procedimentos mais importantes para garantir o desempenho do veículo, uma vez que a lubrificação adequada atenua o atrito entre as peças dentro do motor.
Pesquisas apontam que 75% do desgaste do motor ocorre no momento da
partida, em função dos poucos segundos que o motor trabalha a seco,
sendo assim, é essencial que o lubrificante flua o mais rápido possível,
para lubrificar o motor. Justamente por isto, é de grande importância
utilizar produtos com viscosidade menor no momento da partida. O óleo
tem tendência a perder viscosidade com o calor, o que faz com que seja
extremamente importante seguir as orientações recomendadas pela
montadora. Quanto maior a numeração, mais viscoso é o óleo, e
consequentemente, maior será a resistência à fluidez. É importante
lembrar que, durante o uso do veículo é normal que o nível do
lubrificante diminua com o tempo, pois no momento da lubrificação do
pistão, um pequeno volume de óleo é “queimado”, juntamente com o
combustível. Além disto, com a alta temperatura, ocorre uma perda por
evaporação. O motorista, no entanto, não precisa se preocupar quando o
lubrificante fica preto, isso é sinal de que está cumprindo corretamente
a sua função, que é a de remover as impurezas do motor e deixá-las
“dispersas” no lubrificante até o momento da troca. De modo geral,
podemos dizer que a coloração preta do lubrificante informa que o
produto está ‘sujo’.
É extremamente importante que a sujeira esteja no
óleo ou no filtro e não na parede do carter ou canais do motor, para que
não venha a causar problemas de funcionamento. Isto é sinal de que os
aditivos detergente e dispersante estão realizando a sua função. O óleo
deve reter as impurezas até o momento da troca, onde a sujeira flui com o
óleo para fora do motor, deixando-o limpo e trabalhando de modo eficaz.
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